Afinal havia dinheiro? Governo já pagou até mais do triplo em prestações daquelas dívidas públicas




Entre Janeiro e Março deste ano, o Executivo efectou pagamentos no valor de cerca de 4.7 biliões de meticais em amortização da dívida pública, contra 1.4 bilião de meticais do igual período de 2018.


O Governo moçambicano pagou mais do triplo em amortizações da dívida pública, ao longo dos primeiros três meses deste ano, ao efectuar pagamentos na ordem de 4.7 biliões de meticais, segundo a Direcção Nacional do tesouro (DNT). Deste valor, a amortização da dívida externa (bilateral e multilateral) situou-se nos 2.9 biliões de meticais no primeiro trimestre de 2019, contra 1.3 bilião de meticais no trimestre homólogo.

Já o serviço da dívida interna, que compreende as rubricas de Obrigações de Tesouro, financiamento bancário, restruturação e consolidação do sector empresarial do Estado, foi de aproximadamente 1.8 bilião de meticais, contra 88 milhões de meticais pagos no primeiro trimestre de 2018. Ainda sobre a amortização da dívida interna, o DNT refere que para além dos montantes referentes a Obrigações do Tesouro, financiamento bancário, restruturação e consolidação, foi igualmente desembolsado um montante de 315,7 milhões de meticais.

Este valor (315,7 milhões de meticais) tinha sido cabimentado e liquidado no exercício de 2018, referentes ao pagamento das dívidas dos anos anteriores com os fornecedores de bens e serviços no âmbito da restruturação e consolidação fiscal.

Publicar um comentário