Frelimo, MDM e Renamo convictos na vitória no dia 10 em Xai-Xai - Red Foxes
FELIMO MDM Politica Renamo
Frelimo, MDM e Renamo convictos na vitória no dia 10 em Xai-Xai

Frelimo, MDM e Renamo convictos na vitória no dia 10 em Xai-Xai

FELIMO MDM Politica Renamo

Descrição

Passeatas, caravanas e concentrações marcaram o 13º e último dia da campanha eleitoral rumo às eleições autárquicas de 10 de Outubro. Cada um à sua maneira, todos buscavam mobilizar mais possíveis eleitores e fechar a campanha em grande.
A Renamo mobilizou os seus membros e deu a volta à cidade, aos cânticos e gritos. Durante a caminhada, membros e simpatizantes da Frelimo tentaram inviabilizar a marcha da Renamo, mas a polícia controlou os ânimos. Confiança e satisfação são os sentimentos que moveram a Renamo neste último dia; o cabeça-de-lista do partido a nivel da autarquia de Xai-Xai mostrou-se autoconfiante na vitória.
Domingo Gundana, adjunto-chefe de Mobilização Nacional da Renamo assegurou igualmente a vitória. ‘’Hoje podemos dizer que valeu a pena, a semente já está lançada e agora é só esperar o eleitorado decidir. Queremos acreditar que os munícipes de Xai-Xai vão querer mudar, assim como acreditamos que em outros locais querem mudar’’, referiu.
Já a Frelimo montou uma caravana e fez-se as ruas. Tudo ia culminar num comício popular; que juntou dezenas de membros e simpatizantes, no bairro Mariem Ngoabi, um dos mais populosos. O cabeça-de-lista da Frelimo, não se fez de rogado: acredita na vitória.
Na comitiva da Frelimo estava também o 1º secretário do partido, a nível da autarquia de Xai-Xai, Raimundo Chana, que fez um balanço positivo dos 13 dias de campanha. ‘’Espalhamos a nossa mensagem de governação aos munícipes e foi bem recebida e por isso esperamos por uma vitória com toda a garantia, para transformamos o nosso projecto de governação em programa para os próximos cinco anos’’, garantiu.
MDM pos-se a rua também convicto na vitória no próximo dia 10 de Outubro. A cabeça de lista, Judite Macuácua, aproveitou ainda este último dia para convidar o eleitorado às urnas para votar no MDM.
A Frelimo, A Renamo  e o MDM são os três partidos que concorrem para a autarquia de Xai-Xai nas eleições de 10 de Outubro próximo. Estes partidos prometem mudar a vida a vida dos munícipes, através dos seus manifestos. Enquanto a Frelimo aposta numa economia autárquica mais forte, a Renamo e o MDM focam mais no desenvolvimento de novas infraestruturas, atribuição de terrenos para mudar a vida dos jovens locais e construçao de mais vias de acesso, aumento de número de transporte público, respectivamente.
Em Xai-xai, foram inscritos mais de 90 mil eleitores, numa densidade populacional de cerca de 120 mil habitantes.
A cidade de Xai-Xai é a capital da província de Gaza. A povoação foi fundada em 1897 com o nome de Chai-Chai, sendo elevada à vila em 1911.
Está situada no vale do rio Limpopo, sendo banhada por este rio alguns quilómetros a montante da sua foz . Dista 224 km, a nordeste, de Maputo  e é um destino turístico devido às suas praias. A praia do Xai-Xai, que se encontra ligada ao centro da cidade por 10 km de estrada asfaltada, é a que possui mais infra-estruturas, mas as de  Chongoene,  a norte e de Zongoene,  a sul são igualmente procuradas.
Os três partidos tiveram até dia 7 de Outubro para convencer o eleitorado a votar nas suas propostas de governação autárquica, sendo que, no dia 10 de Outubro, os mais de 90 mil eleitores inscritos deverão decidir o destino da autarquia de Xai-Xai que actualmente está sob gestão de Ernesto Chambisse.

0 comentario:

Escreve seu comentario