A Guerra dos Gigantes - Flash Enccy & Terabyte Espadachim podem ir ao verdadeiro “ring” (News) HoTnews



N o rap, rivalidades entre fazedores desta arte são uma prática que, indubitavelmente, revitalizam o género musical, já que apesar de composições ofensivas, os chamados “beefs” culminam com a vitória do mais belicista, reafirmando o nome deste no mercado.
Música de insatisfação (Diss Track, nos EUA) é gravada com único propósito de atacar verbalmente, insultando uma pessoa ou um grupo de artistas. Em Moçambique, vários artistas já se envolveram em batalhas líricas, dentre eles, Duas Caras, LCD (Líricos com Dicção) , Bob Sam, 16 Cenas, Imo Kabir, Dice Sitoi, Lil Banks, Denny OG, Classic La Família ( a dupla Allan e Jones), Tabasily Sslowli, Ziqo e K9.
Mas Desta vez, o motivo deste texto é a troca de mimos entre Flash Enccy e Terabyte Espadachim. Pelo que tudo indica, socos e pontapés poderão substituir o microfone. Aliás, um dos envolvidos já o fez contra Lil Banks, em plena transmissão do programa Atracções. “O Rei deixou bem claro ontem que pretende desferir alguns golpes em mim, mas eu não sou nenhum saco de pancadas e consigo colocar hematomas no rosto de quem me agride fisicamente”,
escreveu Terabyte Espadachim numa das linhas do texto que chamou “elucidação”.
Flash Enccy é um dos melhores fazedores de rap (underground) em Moçambique e da lusofonia, membro do grupo Micro 2 e autor do álbum “Lavagem Cerebral”, lançado sob chancela da Letela Produções. Já Terabyte Espadachim, com pouca expressão midiática em relação ao seu oponente, mas com valor artístico respeitado na cultura hip-hop – São dois monstros unidos pelo desenvolvido do rap, porém divididos pelo conflito.
Tudo terá começado quando Flash Enccy faz, no Facebook, uma publicação a dar conta que desafia qualquer Mc a ‘cospir’ consigo numa instrumental underground com um tema sugestivo. Terabyte mostrou-se aberto a entrar na corrida, mas parece que Flash não gostou da ideia de concorrer com este.
Segundo Terabyte, “Vacina Boss” dirigiu-se ao seu inbox para responder à candidatura do rapper, referindo que este só quer se aproveitar da sua fama e que, acima de tudo, seria um desperdício. A reacção do Vacina Boss enfureceu “O Senhor das 1001 Espadas ” que usou a mesma rede social para rebater.
Contudo, Terabyte escreveu uma letra para gravar a “bomba”, “porém alguns dos meus amigos mais próximos apreciaram a letra e pediram encarecidamente que eu o perdoasse pois definitivamente a letra já em formato de música culminaria na súbita e dolorosa derrocada do Rei”.
Até então, Flash não se pronunciou sobre o assunto. Porém, no dia da realização do Rompimento vs Rapódromo, no Coconuts Live, fontes que se dirigiram ao local ficaram preocupadas ao saber que Flash pocurava o seu colega para um ajuste de contas.
A comunidade hip-hop não tem ficado indiferente ao assunto e várias tem sido as reaçoes de críticas e de apoio às duas partes.

Publicar um comentário